A regra básica que a gestante deve seguir em relação à medicação é:

Melhor fertilização in vitro
“Não tomo remédio sem consultar o médico”. Isso vale até mesmo para remédios aparentemente seguros para resfriados, dores de cabeça, ervas, vitaminas ou medicamentos homeopáticos, que podem ser facilmente obtidos em farmácias sem receita médica, ou mesmo em postos de gasolina ou drogarias. O risco de exposição ao medicamento difere em diferentes fases da gravidez.

Particularmente perigosos são os três primeiros meses de gravidez, cruciais para a saúde e o desenvolvimento dos órgãos do bebê. Tomar medicamentos durante este período pode contribuir para malformações fetais. Cuidados especiais também devem ser tomados no último trimestre, devido à possibilidade de acelerar ou retardar o processo de nascimento, bem como atrapalhar a maturação dos órgãos vitais do bebê.

Ao adquirir preparações farmacêuticas, informe sempre ao farmacêutico que se destinam a mulheres grávidas. Também vale a pena adquirir o hábito de ler os folhetos informativos que acompanham as embalagens dos medicamentos. Além da composição detalhada, ação, efeitos colaterais, há informações sobre a possibilidade de uso de um determinado agente por mulheres grávidas e lactantes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *