As Instituições de Ensino Superior

Ao serem abertas ao mercado, as IES privadas passaram a ser negociadas por meio
de processos de aquisição e fusão, com abertura de capital em bolsa e possibilidades
de articulação com corporações internacionais de educação. Esse movimento impacta
diversos aspectos, incluindo a forma de contratação de professores/professores e a
inclusão e expansão da EAD, que, por sua vez, afetam a qualidade do ensino
oferecido nessas instituições. Portanto, a educação superior brasileira é um fenômeno
histórico, complexo e contraditório, que não é neutro nem isolado das dinâmicas e
necessidades da sociedade, reestruturação produtiva, movimentos neoconservadores
e interesses envolvidos na produção e valorização do capital.
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Ao mesmo tempo, permite o acesso a uma grande parcela da população
historicamente desprovida de ter esse nível de ensino, ainda que em cursos de
qualidade social questionável e de natureza predominantemente favorável à
privatização. Outro fator que se soma a essa complexa situação é a redução de
recursos para o ensino superior público, principalmente após a aprovação da Proposta
de Emenda à Constituição n. 241, que estabeleceu, entre outras medidas,
congelamento orçamentário nas áreas de educação e saúde por 20 anos, o que
compromete a sustentabilidade e a garantia da qualidade do ensino superior público.

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